Mobile Commerce – Definição, Origem e Aplicações

Mobile Commerce – Definição, origem e aplicações

O que é Mobile Commerce?




Mobile Commerce (M-Commerce) ou do português Comércio Móvel, é a compra de bens ou serviços através de dispositivos móveis tais como: Smartphones, Tablets, PDA, Celular… O termo foi empregado pela primeira vez em 1997 por Kevin Duffey  para exemplificar o fornecimento de capacidades de comércio eletrônico diretamente na mão do consumidor, em qualquer lugar, através de tecnologia sem fios. A Coca Cola foi a primeira empresa a implementar um solução m-commerce ao criar um software que simulava uma máquina de vendas onde o pagamento era feito por meio de SMS. 

Dentre as aplicações do Mobile Commerce podemos destacar:

mbankingMobile Banking: O M-Banking ou Banco Móvel é a utilização de dispositivos móveis para efetuar transações bancárias. Transferência online, pagamento de boleto, extrato, aplicação, enfim são inúmeras as possibilidades da utilização de serviços bancários com o M-Banking.

compra movelMobile Purchase: O M-Purchase ou Compra Móvel é a compra de produtos e/ou serviços através de aplicativos e/ou provem de uma nova experiencia de site personalizada e adequada para dispositivos móveis.

mmarketingMobile Marketing and Advertising: O Mobile Marketing and Advertising é o marketing e a propaganda direcionada aos dispositivos móveis. Empresas utilizam deste canal para enviar cupons de descontos, lançamentos de novas campanhas com o intuito do cliente tomar uma decisão ao estímulo criado.

MobileTicketMobile Ticketing:  Os ingressos podem ser enviados para telefones móveis usando uma variedade de tecnologias. Os usuários são então capazes de usar seus bilhetes imediatamente, ao apresentar seu telefone celular no momento do check ticket.

mobile informationServiços de Informação: Livros, revistas, jornais entre outros podem ser disponibilizados em formato digital e personalizado para dispositivos móveis. A portabilidade dos dispositivos móveis facilitam o consumo de informações de transito, ações, placares esportivos, etc.

 

Aula 3: Mobile Commerce

9 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =