Energia nuclear: definição, beneficios e riscos.

O que é energia nuclear?



De forma simplificada a energia nuclear é produzida a partir da fissão nuclear do átomo de urânio e/ou outros elementos que gera calor, ferve a água do reservatório e o vapor pressurizado movimenta uma turbina que por sua vez produz energia. Esse formato se apresenta como umas das fontes mais eficientes na produção de energia e como uma alternativa viável aos poluentes combustíveis fósseis. Conhecida desde a década de 40, nos últimos anos passou a ser considerada uma fonte limpa, uma vez que sua operação acarreta a emissão de baixos volumes de gás carbônico, principal responsável pelo efeito estufa e, em consequência, pelo aquecimento global.

usina energia nuclear

Fonte: Atlas da energia elétrica ANEEL disponível no link: Atlas ANEEL 

A fissão nuclear é hoje a maneira mais eficiente de gerar energia que nós conhecemos. Um lado positivo é que nós temos um fácil acesso ao urânio, na verdade, o urânio é mais abundante na crosta da Terra do que o ouro a prata e o mercúrio, mas mesmo sendo a maneira mais eficiente de gerar energia. A fissão nuclear tem as suas desvantagens, o lixo da fissão nuclear do urânio é radioativo e continua radioativo por uma grande escala de tempo, então isso cria problemas óbvios do que fazer com esse lixo nuclear afinal eles têm que ser muito bem guardados e monitorados.

Tabela 2: Conteúdo energético dos principais combustíveis

Combustível Pode Produzir Cerca de
1 kg de madeira 2 kWh
1 kg de carvão 3 kWh
1 kg de óleo 4 kWh
1 m3 de gás natural 6 kWh
1 kg de urânio natural Usina nuclear com reator do tipo PWR 60.000 kWh
Usina nuclear com reator do tipo FBR(*) 3.000.000 kWh

(*) FBR – Fast Breeder Reactor.
Fonte: International Nuclear Societies Council, Report on nuclear power.

Ambientes climatizados, microcomputadores, transporte e entretenimento são confortos da vida moderna que contribuem para uma escalada do consumo energético mundial que consequentemente afetam o meio ambiente. Para produzir toda essa energia os países procuram uma forma mais eficiente na geração de energia e destacam a importância de uma iniciativa global para reduzir esses danos. Nesse cenário mostramos alguns pontos onde a energia nuclear tem um grande potencial de crescimento e pode produzir um menor impacto ao meio ambiente comparada as outras fontes de energia.

É um grande desafio fornecer a energia necessária para suprir uma crescente demanda da população sem deixar de lado a preocupação de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Na tabela 1 podemos observar uma eficiência da usina de energia nuclear que pode chegar ao uso de apenas 0,2% da área necessária para produzir 1000 MWe em relação a outras fontes de energia.

Tabela 1: Áreas necessárias para a implantação de usinas com 1.000 MWe de capacidade

Fonte de energia Tipo de usina Área necessária (ha)
Renovável (*) Hidrelétrica. 25.000
Solar fotovoltaica, em local muito ensolarado. 5.000
Eólica, em local com muito vento. 10.000
Biomassa plantada. 400.000
Não renovável Óleo e carvão, incluindo estocagem de combustível. 100
Nuclear e gás natural. 50

(*) Valores indicativos, visto que a área depende da topografia do local de implantação.
Fonte: International Nuclear Societies Council

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.