Mídias Sociais e o Novo Cenário da Era Social

Pessoas comuns estão conversando com pessoas comuns e criando conceitos sobre tudo, a esse formato de produção de conteúdo de forma descentralizada e sem controle de grande grupos editoriais dá-se o nome de Conversação.

Mídias Sociais - Conversação

Mídias Sociais – Conversação

Estudos [3] apontam para uma queda na audiência das mídias tradicionais e em contrapartida houve um acréscimo no consumo de conteúdo digital elos brasileiros. Essa é uma tendência mundial. Esse novo cliente pesquisa, consome, faz  feedback, cria e compartilha conteúdo sobre sua experiencia com o produto ou serviço de seu interesse. Em uma disputa pelo mercado, as empresas líderes tem como parte importante de suas estratégias de marketing, estar presente nas mídias sociais. Apesar do custo ser relativamente mais barato que a mídia tradicional, a empresa ao tomar a decisão de fomentar conteúdo para mídias sociais para alavancar seus negócios deve focar nos seguintes pontos:

  • Fortalecer os  Relacionamentos com os Clientes: Prover ambiente confortável para o cliente sugerir, criticar e resolver problemas relacionados ao produto ou serviço oferecido.
  • Consolidar  Marcas: O grande volume de conversação positiva fortalece a marca e a mesma tem a possibilidade de fidelizar um número maior de clientes.
  • Publicidade: Utiliza do marketing de permissão para criar um canal direto e dinâmico para novas campanhas publicitárias.
  • Oferecer Promoções: O cliente que acompanha suas ações nas mídias sociais deve ser motivado com recompensas pelo feito.
  • Realizar Pesquisa de Mercado: As empresas tem disponível inúmeras ferramentas analíticas para conhecer melhor os erros e os acertos na experiencia de lançamento de novos produtos, usabilidade, programas de fidelidade, engajamento de seus clientes.

O Setor de RH empresarial estão vigilantes sobre candidatos e sua participação ou criação de perfis nas redes sociais tais como Linkedin, Facebook, Twitter, Blogs de referência especializada. O RH fica atento se os candidatos tem postura e conhecimentos alinhados à assuntos relacionados as vagas que ela propõe oferecer, e então esse item passa a ter um certo peso na seleção dentre os candidatos.

São inúmeras as formas de participar das mídias sociais e agregar valor a essas formas de conversação: seja com uma página no Facebook,um Blog no WordPress, um micro blogger no  Twitter, etc. Independente de formação, área de atuação, se é estudante ou profissional, pessoa física ou jurídica você precisa se posicionar no meio digital para fortalecer seu network, criar e participar de novas oportunidades pessoais, negócios e projetos.

Referências:

  1. Buettner, R. (2016). Getting a Job via Career-oriented Social Networking Sites: The Weakness of Ties. 49th Annual Hawaii International Conference on System Sciences. Kauai, Hawaii: IEEE. doi:10.13140/RG.2.1.3249.2241.
  2. Kaplan Andreas M., Haenlein Michael (2010). “Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media”. Business Horizons 53 (1). p. 61.doi:10.1016/j.bushor.2009.09.003.
  3. BECKER, Valdecir; GAMBARO, Daniel; SOUZA FILHO, Guido Lemos. O impacto das mídias digitais na televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento.Palabra Clave,  Chia ,  v. 18, n. 2, Apr.  2015 .   Available from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0122-82852015000200003&lng=en&nrm=iso. access on  21  Feb.  2016.  http://dx.doi.org/10.5294/pacla.2015.18.2.3.
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